5 visões automotivas que não deram certo
10/03/2011 19:58APOSTAR NO DESTINO E NO FUTURO DA ERA AUTOMOBILÍSTICO, FOI UM FATOR, VAMOS DIZER, BEM CONTRARIADO DO QUE ESTAMOS VIVENDO NA ATUALIDADE. MESMO ASSIM, O MUNDO DEU UMA AVANÇADA EXTREMA NESSE QUESITO. HOUVE PREVISÕES ATÉ ESQUISITAS...
- Voltemos, então, ao ano de 1903, começo do século XX. Nessa época, um advogado chamado Horace Rackham decidiu investir US$5 mil em ações da empresa de Henry Ford (Ford hoje). O presidente do banco Michigan Savings, contrariado, afirmou que a era automotiva era uma coisa passageira, e que o cavalo veio para ficar, o que foi um erro. Tempos depois, Horace vendeu suas ações por mais de US$ 12 milhões.
- Sim, os cavalos pouco a pouco foram se distanciando. Assim, continuadamente, em 1958, a revista Business Week não acreditava que o Japão se destacaria e nem conseguiria uma grande fatia no mercado automobilístico. Podia ser que os japoneses enfrentassesm essas previsões, mas hoje sabemos que o país é um ponto forte na criação de conceitos e carros de luxo
- Outra revista famosa dos EUA, a Popular Science preveu em 1959 um carro bem fictício: "EM BREVE HAVERÁ UM AUTOMÓVEL MOVIDO POR UMA BOLHA DE AR COMPRIMIDO E HÉLICE. ELE SE DESLOCARÁ SOBRE CAMPOS, PÂNTANOS, ÁGUAS OU QUALQUER LUGAR [...]. SEUS DESIGNERS IMAGINAM 240 KM/H SOBRE ÁGUA E 800KM/H SOBRE TERRA. UM CARRO NORMAL, SEM RODAS E BARATO." Não sei o que deu nessa revista, mas acho que ela foi Tolemada nessa previsão. Exageram, né? Nem em 2010, onde estamos 100% mais atualizados que eles, não imaginamos uma aberração dessa!
- Mas, chega de falar de revistas. Vamos discutir sobre Frederick Davies, um certo vidente inglês que preveu que os automóveis particulres seriam excluídos das grandes cidades até a década de 90, e que utilitários coletivos, como ônibus, vans, minitrens estariam disponíveis aos cidadãos.
Pois bem, sua visão nessa época estva embaraçada ou ele estva cego, o]porque hoje não se tem nem ideia sobre isso. E olha que Frederick já tinha acertado várias previsões!
Mas, as previsões furaram. E hoje estamos aqui, rindo desses absurdos. Já pensou os automóveis das Brs substituídos por cavalos? Já imaginou o Japão de fora na produção de automóveis? Já imaginou se só existisse carros de passeio e compactos? Já imaginou a proibição de automóveis e todos numa fila para ônibus? Já imaginou um carro com hélice atingindo 800 km/h em terra? Se não imaginou, imagine à vontade, mas que esse mundo existem muitos Tolemados, isso você nem precisa imaginar.
———
Voltar